A Rede Nacional do Artesanato Cultural Brasileiro é uma iniciativa da Artesol, organização sem fins lucrativos brasileira, fundada em 1998 pela antropóloga Ruth Cardoso. Seu objetivo principal é promover a salvaguarda do artesanato de tradição cultural no Brasil. Por meio de diversas iniciativas, a Artesol apoia artesãos em todo o país, revitaliza técnicas tradicionais, oferece capacitação, promove o comércio justo e dissemina conhecimento sobre o setor.

Perguntas frequentes

O que é a Artesol? E a Rede Artesol?

A Artesol é uma organização sem fins lucrativos brasileira, fundada em 1998. Seu objetivo principal é promover a preservação do artesanato de tradição cultural no Brasil. Por meio de diversas iniciativas, a Artesol apoia artesãos em todo o país, revitaliza técnicas tradicionais, oferece capacitação, promove o comércio justo e dissemina conhecimento sobre o setor. Além disso, a organização realiza eventos culturais para celebrar o artesanato brasileiro e suas comunidades, buscando assim fortalecer a identidade cultural e econômica do país. 

A Rede Nacional do Artesanato Cultural Brasileiro é o principal projeto da Artesol e consiste em mapear e conectar os principais núcleos de artesãos e artistas populares brasileiros aos demais agentes da cadeia produtiva do artesanato no Brasil, tais como lojistas, pesquisadores, instituições culturais e consumidores, por meio de uma moderna plataforma digital de livre acesso.  

Quem são os membros da Rede Artesol? 

Associações: Grupos de artesãos que atuam com uma técnica artesanal específica ligada à identidade cultural do seu território. Podem ou não ser formalizadas. 

Mestres Artesãos: reconhecidos por seus pares, sua comunidade ou pelo governo pela singularidade e valor simbólico do seu trabalho para a cultura nacional e pelo relevante papel de repasse do conhecimento para as futuras gerações. 

Artesãos Criativos: que atuam na produção artesanal tradicional de forma independente, destacando-se pela qualidade técnica das suas criações. Não estão ligados a associações ou coletivos. 

Artistas populares: Criativos que desenvolvem um trabalho autoral. Suas obras são de altíssimo reconhecimento estético e artístico. Os artistas populares se inspiram em sua regionalidade, crenças, lendas e costumes típicos de sua cultura. 

Organizações indígenas: Associações indígenas ou ONG’s que atuam no apoio à comercialização do artesanato de etnias indígenas. 

Lojistas: Espaços de venda da produção artesanal do país que divulgam a importância cultural dos objetos e praticam os princípios do comércio justo. Programas de fomento Programas governamentais ou do terceiro setor que apoiam os artesãos brasileiros, seja por meio de capacitação, divulgação, articulação ou comercialização. 

Instituições culturais: Espaços culturais da iniciativa pública ou privada que possuem coleções, acervos e exposições permanentes ou temporárias ligadas ao artesanato e à arte popular brasileira. 

Territórios Criativos: Os territórios criativos são polos regionais de produção artesanal de uma determinada técnica. Concentram muitos artesãos, artistas populares, associações e coletivos que compartilham a mesma vocação, aprendida e ensinada por diferentes gerações. 

Como fazer parte da Rede Artesol? 

Se você tem interesse ou gostaria de indicar alguém para fazer parte dessa grande Rede, escreve pra gente!  rede@artesol.org.br  

A seleção ocorre uma vez ao ano, ou de acordo com o cronograma da edição presente

Como o projeto Rede Artesol é financiado? 

O projeto Rede Artesol é financiado por meio de diversas fontes, incluindo o patrocínio do Instituto Cultural Vale, o apoio da Pernambucanas e a captação de recursos pela Lei Rouanet. Essas parcerias e fontes de financiamento são essenciais para viabilizar as atividades da Rede Artesol, permitindo que a organização continue seu importante trabalho de apoio aos artesãos e ao artesanato de tradição cultural brasileiro.

Como comprar os produtos dos artesãos que fazem parte de Rede Artesol? 

Você pode comprar os produtos dos artesãos que fazem parte da Rede Artesol de maneira direta e personalizada. Todos os membros da Rede possuem seus perfis atualizados em nossa plataforma, incluindo informações de contato e um link direto para que você possa entrar em contato com eles. Isso possibilita uma experiência de compra única, onde você pode conhecer mais sobre o artesão, suas técnicas, e adquirir as peças diretamente, estabelecendo uma conexão genuína com quem as criou. Essa abordagem valoriza o comércio justo e fortalece a relação entre o consumidor e o artesão, contribuindo para a preservação e difusão do artesanato de tradição cultural brasileiro. 

Como posso entrar em contato com a equipe da Rede Artesol? 

Você pode entrar em contato com a equipe da Rede Artesol de duas maneiras principais: 

  1. E-mail: Envie suas dúvidas, sugestões ou solicitações para o endereço de e-mail: rede@artesol.org.br. Nossa equipe terá o prazer de responder a todas as suas questões por esse canal. 
  1. WhatsApp: Se preferir uma comunicação mais direta e ágil, estamos disponíveis no WhatsApp pelo número: 11 94989-5496. Basta enviar sua mensagem e responderemos o mais breve possível. 

Estamos aqui para ajudar e proporcionar a melhor experiência possível em sua jornada com a Rede Artesol. 

A Artesol ganha com a comercialização dos produtos?

A Artesol não intermedia qualquer relação comercial que aconteça diretamente com os artesãos. Nossa missão é apoiar, valorizar e promover o artesanato brasileiro, mas não temos ganhos financeiros com a comercialização dos produtos. Todo o valor das vendas é direcionado integralmente aos artesãos, contribuindo para fortalecer suas comunidades e preservar as tradições culturais. Se desejar adquirir produtos dos artesãos que fazem parte da nossa Rede, você pode entrar em contato diretamente com eles. Eles terão o prazer de atendê-lo e compartilhar suas obras únicas e representativas da cultura brasileira. Se você também deseja fazer parte dessa rede de apoio e contribuir para o fortalecimento do artesanato brasileiro, clique aqui e saiba como apoiar

Como devo contactar os artesãos da Rede? 

Para entrar em contato com os artesãos da Rede Artesol, basta acessar o número de telefone disponível no perfil de cada artesão e enviar uma mensagem via WhatsApp. Recomendamos que o primeiro contato seja feito por mensagem de texto e áudio, tornando a comunicação mais acessível para todos os envolvidos. Esteja ciente de que, devido às particularidades das regiões em que atuamos, pode haver variações na conectividade e no tempo de resposta. Caso encontre alguma dificuldade em estabelecer contato ou precise de assistência, não hesite em escrever para o WhatsApp do nosso time de suporte aos artesãos, no número 11 94989-5496. Estamos à disposição para auxiliá-lo no processo de comunicação com os artesãos. 

Posso utilizar os textos e imagens no site?  

Todo o conteúdo deste site, incluindo imagens, textos e outros materiais, está protegido por direitos autorais. Qualquer uso não autorizado desse conteúdo, incluindo sua reprodução, distribuição ou uso comercial, é estritamente proibido e sujeito às leis de direitos autorais aplicáveis. Se você deseja utilizar algum dos materiais deste site para qualquer finalidade, por favor, entre em contato com nosso setor de comunicação através do e-mail assistenciadecomunicacao@artesol.org.br para obter a devida autorização e orientações sobre como proceder. Agradecemos pela sua compreensão e respeito aos direitos autorais.