A Rede Nacional do Artesanato Cultural Brasileiro é uma iniciativa da Artesol, organização sem fins lucrativos brasileira, fundada em 1998 pela antropóloga Ruth Cardoso. Seu objetivo principal é promover a salvaguarda do artesanato de tradição cultural no Brasil. Por meio de diversas iniciativas, a Artesol apoia artesãos em todo o país, revitaliza técnicas tradicionais, oferece capacitação, promove o comércio justo e dissemina conhecimento sobre o setor.

Associação de Artesanato Trançados de Taboa Alda da Silva do Carnaubal


Da taboa as artesãs do Delta do Rio Parnaíba, no Piauí, fazem capachos, tapetes, e outras peças, como bolsas, descanso de panela e pratos, pufes, tamboretes, mesas e cestos. As fibras da taboa não são tingidas, o que compõe uma estética única para as peças do grupo.

Mostrar contatos

AbrirFechar

Os contatos devem ser feitos preferencialmente via Whatsapp.

Telefone (86) 9471-5685
Contato Maria da Luz
Caixa Postal 1038 – Povoado Carnaubal, CEP 64220-000, Luis Correia – PI

A Artesol não intermedeia relações estabelecidas por meio desta plataforma, sendo de exclusiva responsabilidade dos envolvidos o atendimento da legislação aplicácel à defesa do consumidor.

Sobre as criações

Taboa no brejo canta:
vem me colher, linda sereia de pernas!
Que em suas mãos outras belezas me esperam!

Raquel Lara Rezende

Da taboa, também conhecida como bucha, taboinha, tifa, paina-de-flecha, entre outros nomes, as artesãs do Delta do Rio Parnaíba, no Piauí, fazem capachos, tapetes, e outras peças, como bolsas, descanso de panela e pratos, pufes, tamboretes, mesas e cestos. A taboa é uma planta aquática que cresce, geralmente, nas margens de lagos e pântanos, e na comunidade de Carnaubal é recolhida nos brejos próximos. Antes, as artesãs trançavam basicamente esteiras, mas depois do projeto do Artesanato Solidário, desenvolvido pela Artesol, e a consultoria de designers, novos produtos foram criados, aumentando a versatilidade da produção e a possibilidade de entrada no mercado.

A arte do trançado é um tradição antiga na comunidade que deixou como herança uma agilidade com as mãos que surpreende, além de todo conhecimento do manejo da taboa. Para que seja possível seu manuseio, as artesãs batem a planta recolhida com pedaços de madeira, até que amoleça. Aos poucos vão trançando as fibras de taboa que não são tingidas, como fazem outras comunidades que trabalham o trançado, o que compõe a estética construída pelas artesãs.

Sobre quem cria

A Associação Trançados de Taboa Alda da Silva Unindo forças foi fundada pela comunidade, sendo uma homenagem à dona Novinha, uma mestra artesã que ainda se encontra em atividade. Motivadas pelo projeto Artesanato Solidário, as artesãs uniram sua grande força de vontade, seu amor e trabalho e construíram em mutirão a sede. Hoje, o grupo reúne cerca de 20 famílias e o trabalho com o artesanato envolve ainda outras comunidades rurais como Bezerro Morto e Curral Velho.

Sobre o território

A comunidade de Carnaubal fica no município de Luís Correia, no Delta do Rio Parnaíba, no Piauí, a aproximadamente 350 km de Teresina. Terra de pescadores e artesãs de taboa, vivem na comunidade cerca de 80 famílias. Além da pesca e do artesanato, a agricultura de subsistência também está presente. A comunidade exala vida e sabedoria na simplicidade e no ritmo que a pescaria artesanal e os trançados imprimem no cotidiano das famílias. Seu modo de vida e os conhecimentos que sustentam essas atividades são um exemplo de Patrimônio Cultural Brasileiro.

O Delta do Rio Parnaíba se destaca por sua beleza, pelos espelhos d´água, mangues, dunas, lagoas, fauna e flora cheias de vida. A formação do Delta é um fenômeno raro da natureza que ocorre em poucos lugares no mundo, e no Rio Parnaíba sua forma se assemelha a de uma mão aberta que forma um arquipélago com mais de 70 ilhas. Apesar da denominação popular de “Carnaubal”, no Delta do Rio Parnaíba não se encontra apenas a carnaúba. Sua formação vegetativa apresenta grande complexidade, possuindo três formações básicas: campestre, arbustiva e arbórea, essa última composta principalmente pela carnaúba. Nas formações campestres se encontram os campos abertos inundáveis, onde são recolhidas as taboas, levando em conta sua preservação e sustentabilidade. Além de ser usada para o artesanato, a taboa está presente na medicina popular, sendo usada como anti-inflamatória, antianêmica, diurética, antisséptica, entre outros.

Membros relacionados