A Rede Nacional do Artesanato Cultural Brasileiro é uma iniciativa da Artesol, organização sem fins lucrativos brasileira, fundada em 1998 pela antropóloga Ruth Cardoso. Seu objetivo principal é promover a salvaguarda do artesanato de tradição cultural no Brasil. Por meio de diversas iniciativas, a Artesol apoia artesãos em todo o país, revitaliza técnicas tradicionais, oferece capacitação, promove o comércio justo e dissemina conhecimento sobre o setor.

Associação das Manifestações Folclóricas de Mato Grosso


A AMFMT, Associação das Manifestações Folclóricas de Mato Grosso, iniciou-se intermediada por um sonho de duas professoras da rede estadual de ensino juntas dos Mestres e Mestras da Cultura Popular do município na década de 90.

Mostrar contatos

AbrirFechar

Os contatos devem ser feitos preferencialmente via Whatsapp.

Rua XV de Novembro, 679 – Jardim Glória I, CEP 78140-295 , Varzea Grande – MT

A AMFMT, Associação das Manifestações Folclóricas de Mato Grosso, iniciou-se intermediada por um sonho de duas professoras da rede estadual de ensino juntas dos Mestres e Mestras da Cultura Popular do município na década de 90, com o projeto “Siriri na Escola”, o qual ocorreu na E.E. Prof.ª Nadir de Oliveira (in memória), ao passar do tempo, observou-se a necessidade de ampliar o alcance dos cidadãos atendidos, e, assim, em 2004, surge a AMFMT. 

A partir da convivência com produtores culturais e detentores de saberes populares da região foi possível perceber a realidade vivenciada por essas pessoas, os quais não eram valorizados e viviam em constante invisibilidade perante a sociedade, e, com base nessa perspectiva surge a Loja Colaborativa da AMFMT, criada para reunir e facilitar o acesso aos produtos regionais. Desde então, a AMFMT engaja-se na defesa dos direitos da criança e do adolescente, defesa dos direitos da pessoa idosa, salvaguarda da cultura popular, democratização do acesso à cultura, defesa dos ofícios e saberes populares, promoção de projetos especiais a população socioeconomicamente afetada, e reúne em sua Loja Colaborativa criações de mais de 50 produtores do Estado, lutando diariamente em prol da visibilidade, valorização e reconhecimento dessas pessoas.