A Rede Nacional do Artesanato Cultural Brasileiro é uma iniciativa da Artesol, organização sem fins lucrativos brasileira, fundada em 1998 pela antropóloga Ruth Cardoso. Seu objetivo principal é promover a salvaguarda do artesanato de tradição cultural no Brasil. Por meio de diversas iniciativas, a Artesol apoia artesãos em todo o país, revitaliza técnicas tradicionais, oferece capacitação, promove o comércio justo e dissemina conhecimento sobre o setor.

Tucum Brasil


Mostrar contatos

AbrirFechar
Telefone (21) 99640-1710
Contato Amanda Santana
Loja Online, Rio de Janeiro – RJ

A Tucum tem como propósito promover a valorização das artes dos Povos Indígenas. Queremos mostrar para todo o mundo que no Brasil temos artistas indígenas que vivem nas florestas, cerrados, em aldeias ou nas cidades, produzindo incontáveis riquezas para a humanidade através de suas culturas.

Toda ação da Tucum visa estimular ou proporcionar a autonomia e a geração de renda para os povos indígenas e comunidades tradicionais com que trabalhamos. Contribuir para a manutenção de suas culturas é honrar saberes que se renovam no fazer de cada produto, que por sua vez renovam nossa conexão com sofisticadas cosmologias. Fortalecer os povos indígenas é fortalecer a transmissão de conhecimentos que garantem não somente a sobrevivência destes povos, mas a nossa própria existência enquanto sociedade, capaz de reconhecer e valorizar suas raízes e sua história.

Assessoramos organizações indígenas na estruturação da cadeia produtiva do artesanato, no desenvolvimento de seus negócios e também atuamos como parceiros comerciais na venda de seus produtos. Fazemos isso através de consultorias e comercialização de artesanatos indígenas na nossa plataforma Marketplace e em lojas parceiras no Brasil e no exterior.