É a arte ou técnica de gravar, ou seja, de fazer riscos e incisões. Pode ser feita diretamente no suporte ou em uma matriz para posterior reprodução, classificando-se, assim, como gravura. No caso de gravuras, há a impressão de uma imagem, estampa ou qualquer ilustração desenvolvida no suporte escolhido.
PIROGRAFIA Técnica de gravar desenhos a fogo sobre couro, madeira e outros tantos materiais – com o emprego de um pirógrafo (aparelho elétrico para gravação por meio do calor) ou ferro em brasa, formando paisagens variadas, feitas à mão livre em tonalidades que variam do marrom claro ao preto.
XILOGRAFIA É a técnica de fazer matrizes com gravações para a reprodução de gravuras, com características únicas e produção limitada. Tradicionalmente feitas sobre casca de cajá e imburana de cheiro (em São Paulo é feita sobre madeira de pinos), utilizando-se como principais instrumentos de trabalho um pequeno buril feito com haste de canivete, prego, sombrinha, goivas e agulhas para fazer os clichês. Para reprodução, usa-se um rodo com tinta gráfica sobre a matriz para impressões em borracha, madeira, papel, tecido, etc.