A Rede Artesol - Artesanato do Brasil é uma iniciativa da Artesol, organização sem fins lucrativos brasileira, fundada em 1998 pela antropóloga Ruth Cardoso. Seu objetivo principal é promover a salvaguarda do artesanato de tradição cultural no Brasil. Por meio de diversas iniciativas, a Artesol apoia artesãos em todo o país, revitaliza técnicas tradicionais, oferece capacitação, promove o comércio justo e dissemina conhecimento sobre o setor.

LAB de Inovação Artesanal – 2ª edição

A segunda edição do Laboratório de Inovação Artesanal ofereceu consultoria em desenvolvimento de produtos para três Associações membros da Rede selecionadas via edital. Confira!

O artesanato tradicional brasileiro enfrenta desafios complexos, como a valorização e remuneração justa do trabalho artesanal, o repasse das técnicas para as novas gerações e a conquista de novos clientes. Os artesãos também são frequentemente desafiados a atender novas demandas de mercado, com consumidores cada vez mais atentos às questões de sustentabilidade.

Acreditamos que desafios coletivos só podem ser superados coletivamente. Por isso, o projeto Rede Artesol realizou a segunda edição do Laboratório de Inovação Artesanal com o objetivo de fomentar a criação colaborativa de novos produtos.

Nesta edição foram contempladas três associações de diferentes biomas brasileiros: Mata Atlântica, Caatinga e Cerrado. Ao longo de seis meses, elas criaram coleções inéditas em parceria com designers do projeto. Além do repasse de ferramentas metodológicas para a criação autônoma de novos produtos, os artesãos receberam mentorias em negócios artesanais, trabalhando temas como gestão, comercialização, comunicação e atendimento ao cliente como parte do programa formativo. 

Em breve divulgaremos o catálogo da 2ª edição do Lab de Inovação Artesanal. Confira as associações e os designers que abraçaram essa causa:

Associações:

Arte e Vida- Associação de Mulheres Artesãs de Guapiara

Guapiara – SP

O artesanato produzido com a palha do milho crioulo é uma tecnologia social reconhecida e valiosa para a preservação do meio ambiente e da cultura local. As mulheres da Associação de Mulheres Artesãs de Guapiara, que são também agricultoras, salvaguardam e cultivam sementes de milho crioulo, mais resistentes e menos dependentes de substâncias químicas nas lavouras.

Associação Quilombola Os Rufinos

Pombal – PB

Na comunidade quilombola Os Rufinos, o trabalho com barro é secular, passou de geração em geração como um saber usado para a produção de utensílios de uso das famílias e troca de mercadorias. Foi apenas em 2008 que a geração atual identificou o potencial econômico dessa atividade e formaram um grupo de artesanato. Junto à formação da Associação, também houve um resgate da história dos seus ancestrais e a busca pela consolidação de seus direitos como povo quilombola.

Associação Capim Dourado Pontealtense

Ponte Alta do Tocantins – TO

Os fios do capim dourado, conhecido como o “ouro do Jalapão”, são costurados para produzir produzem grande diversidade de peças, como chapéus, cestos, vasos, mandalas, bandejas, biojoias, abajures e outros. A associação busca fortalecer as artesãs e a técnica, organizando a participação em feiras, elaborando projetos e buscando apoio de editais de fomento.

Designers:‌

Maria Fernanda Paes de Barros

É administradora de empresas e designer de interiores que, após mais de 20 anos trabalhando na área, migrou para o design de mobiliário em 2014. Criadora da Yankatu – design com alma, ela se dedica a projetos de design com impacto social em parceria com artesãos brasileiros. Em 2020, seu encontro com o mundo da arte despertou uma busca pela valorização dos artesãos e tradições culturais brasileiras. Seu trabalho é baseado em relações de confiança e admiração mútuas, visando despertar incômodo e estimular a ação do espectador. Sua produção transcende os materiais, explorando diversas formas e transmitindo mensagens poéticas e poderosas.

Lucyana Azevedo

Designer de Moda e Especialista em Gestão do Design, pela UEL, e mestre em Design, Cultura e Tecnologia pela UFPE. Atua como professora na área de design de moda em Instituições de Ensino Superior e Pós-Graduação, a nível nacional. Designer de produtos de moda na empresa Morada e consultora para grupos de artesanato, na empresa Lu.Az. Trabalha com grupos de artesanato desde 2007 e já desenvolveu diversas coleções focadas em Moda, Sustentabilidade, Tingimentos Naturais e técnicas têxteis manuais.

Rodrigo Lyra

É designer e atua em projetos na área da economia criativa: artesanato, turismo e design social, onde integra equipes multidisciplinares de profissionais como uma atividade metodológica que impõe coleta e análise dos dados sobre o contexto cultural dos beneficiários e a sua produção por meio de uma abordagem estratégica, para obter um produto ou serviço final criativo e competitivo que reflita o universo cultural de seus detentores Como curador e pesquisador elaborou projetos de exposições.

Acompanhe o perfil da Artesol no Instagram para ficar por dentro de tudo o que acontece nessa ação.

Para conferir o catálogo da 1ª edição do Lab de Inovação Artesanal, realizada em 2023, clique aqui.