A Rede Nacional do Artesanato Cultural Brasileiro é uma iniciativa da Artesol, organização sem fins lucrativos brasileira, fundada em 1998 pela antropóloga Ruth Cardoso. Seu objetivo principal é promover a salvaguarda do artesanato de tradição cultural no Brasil. Por meio de diversas iniciativas, a Artesol apoia artesãos em todo o país, revitaliza técnicas tradicionais, oferece capacitação, promove o comércio justo e dissemina conhecimento sobre o setor.

Papo Artesanal

O “Papo Artesanal” é uma iniciativa da Rede Artesol que visa promover conexões virtuais entre artesãos, diversos participantes do cenário artesanal brasileiro e o público em geral.

Reconhecendo a relevância da disseminação do conhecimento acerca do artesanato e das comunidades artesãs no Brasil, o projeto cria um espaço para trocas, debates, oficinas e exposições culturais. Suas atividades visam aproximar os interessados das histórias dos mestres artesãos, das técnicas tradicionais e da produção inserida na economia criativa. Isso é particularmente importante, já que muitas vezes não é possível visitar as comunidades ou interagir diretamente com esses mestres.

“O Papo Artesanal é um momento privilegiado de trocas entre as artesãs e os artesãos de todo o Brasil que integram a Rede Artesol. Compartilhando experiências e informações, buscamos juntos estratégias para fortalecer a produção, a comercialização e, principalmente, a valorização do trabalho de cada um.” – Isabel Frank, produtora da Rede

Como funciona?

Mensalmente a Rede organiza o “Papo Artesanal”, um grande encontro que reúne membros da Rede para discutir temas como formalização, comercialização, vendas online, divulgação e design, entre outros. Além dos artesãos, alguns encontros contam com a participação de profissionais do setor, como gestores públicos, lojistas e designers, compartilhando suas experiências e respondendo às dúvidas do grupo. Durante o ano de 2022, realizamos 21 edições bem-sucedidas do “Papo Artesanal”.

Em 2023, já foram realizadas 7 edições do encontro. 

PAPO ARTESANAL 80, 22/03/2023 

Tema: Boas vindas e apresentação das novidades do ano de 2023. 

PAPO ARTESANAL 81, 05/04/2023 

Tema: Catálogos 

Quem participou, disse:

“A nossa maior dificuldade é colocar em um catálogo um trabalho que leva um desenho específico, que tem toda uma simbologia, que torna cada peça única” – Angela Zapotoczny, Artesãos de Pessanka do Vale do Iguaçu

“Nós pra montarmos nosso catálogo não foi tão fácil. Como todo artesão, nossas peças são feitas à mão então é complicado ter outra peça igual. Quando o cliente não conhece e vê pelo catálogo, ele imagina uma coisa e quando recebe, às vezes ele fica mais contente, mais feliz. No nosso caso que trabalhamos com borracha e fibras vegetais, a coloração é o principal ponto de questionamento do cliente ‘eu queria mais verde, mais amarelo, mais laranja…’, quando explicamos eles entendem que não tem como fazer igual, não existe peça igual no caso do artesanato. Acho bacana quando escuto os colegas falando e vejo que é a mesma dificuldade que a gente tem aqui. […] Então essa é a nossa dificuldade, vamos mandar nosso catálogo pra vocês verem, ele é bem colorido, a gente sempre coloca várias cores pra que as pessoas entendam que elas podem pedir aquelas cores, dali vamos partir pra fazer o artesanato, mas não vai ficar igual. […] Conversamos muito com o cliente para que ele tenha entendimento do nosso trabalho, não é feito em uma máquina que vai sair tudo igualzinho. Temos que conversar muito com ele, porque às vezes ele não tem esse entendimento”  – Zélia, Seringô

PAPO ARTESANAL 82, 19/04/2023 

Tema: Um papo sobre o Laboratório de Inovação Artesanal  

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Quem participou, disse:  

“Foi a experiência mais marcante da minha vida estar participando de um projeto desses [do Festival], não somente pra mim mas pra todos os envolvidos. Através desse projeto a gente conseguiu trazer ceramistas que tinham parado de fazer cerâmica por conta da COVID, trouxe gente até de outros lugares pra participar. A repercussão foi tão grande que já faz um ano e ainda faz sentido, o pessoal comenta. Inclusive, a gente recebeu uma encomenda pra Londres, a gente enviou em janeiro a encomenda. Estamos super animados com isso, com esse retorno. A gente cresceu bastante, tanto em visibilidade quanto em produção. Foi uma experiência que fez com que a gente crescesse muito como profissional, a gente tá ganhando bastante visibilidade nas redes sociais e nosso trabalho tá sendo bem reconhecido, inclusive fora do Brasil. Então só temos a agradecer a Artesol por proporcionar tudo isso” – Jefferson Paiva comentando sobre o Festival Criativos por Tradição

PAPO ARTESANAL 83, 17/05/2023 

Tema: Um papo sobre Vendas Online 

Quem participou, disse:

“O melhor contrato é sinal na conta do banco e pagamento antes do envio”. Eduardo Espeschit, D’Ouro Preto Bordado Solidário

“Eu calculo o frete nos sites, manda bem e melhor envio, aí passo os orçamentos para o cliente, e passo também o valor do frete, e o valor total com frete, peço 50% do valor total, só começo fazer depois de receber o recibo, faço mando fotos aviso que já pode depositar o restante, cliente deposita envia o recibo e eu envio. Obs: não envio sem o pagamento restante.” – Josi, Pássaros do Caparaó

“Muito boas as trocas de experiências” – Cristine Werba, Artbarra

PAPO ARTESANAL 84, 21/06/2023 

Tema: Um papo sobre a FENEARTE 

Quem participou, disse:

“FENEARTE é a maior feira de artesanato do Brasil. Dá pra escrever um livro com a história da feira, nós vamos desde 2011 e na minha opinião é a maior feira da América latina” – Eduardo Espeschit – D’Ouro Preto Bordados

“A FENEARTE é uma benção porque eu junto produtos o ano todo e é lá que escoamos a produção das artesãs”. – Maria Carmelit

PAPO ARTESANAL 85, 16/07/2023 

Tema: Artesanato Cultural no mercado das manualidades 

Quem participou, disse:

“Na Rede Artesol sabemos que somos reconhecidas pelo nosso trabalho”.  – Mestra Dinoélia

“O artesanato não é visto como arte e nem considerado como arte. É individual e único. Precisamos nos organizar a reivindicar a valorização do nosso trabalho, temos que unir esforços e ver o que podemos fazer de melhor pra colher os nossos frutos”. – Ana Maria

“O artesanato é a certidão de nascimento de uma comunidade. Através do artesanato mantemos a nossa cultura viva” (…) “É gratificando vermos que estamos levando adiante a nossa cultura”. “O artesanato não é caro, é que quem quer comprar ganha pouco, infelizmente”. (…) “A gente não vende só nossos produtos, a gente vende as nossas histórias”. (…) “Enquanto estivermos aqui e estivermos vivas, não vamos deixar morrer o nosso trabalho”. – Mestra Vânia

Papo Artesanal 86, 23/08/2023

Tema: Emissão de Notas Fiscais, Parte 1

Quem participou disse:

“Emito no meu CPF. Fiz o Cadastro na SEFA do meu Estado, cadastrar a senha. Fui só uma vez lá. Através dessa senha faço a emissão normalmente. Para nota fiscal de serviço, fiz a mesma coisa. Emito Online, mas tem um desconto de 3 a 5%, a depender do CNAE. A nota da SEFA não, não paga esse imposto e nem precisa de certificado digital, acesso a plataforma através do gov.br” – Jefferson Paiva

“Só preciso de nota fiscal pra cobertura do estoque quando vou pras feiras. Essa nota serve para o transporte e para a fiscalização na feira. Emito apenas nota de remessa. ​ Faço no site da Secretaria de Fazenda do meu estado, qualquer pessoa física pode fazer.​ Na venda pra consumidor final, não preciso emitir nota, já que sou isento e eu vendo para varejo, raramente vendo para cliente de atacado”. – Eduardo Espeshit

“Nós emitimos poucas notas. Quando fazemos, é pelo site da receita estadual, e como pessoa física, até agora não tínhamos o CNPJ. ​
Emitimos nota de produto, com quantidade, valor unitário. Usamos para transporte para as exposições e feiras. Colocamos que é um produto isento [de cobrança de imposto]. Sei que quando é empresa, precisa do Certificado Digital.​

Vendemos pro SEBRAE através desse processo e pra lojistas, quando vendemos pra lojista. Em geral o nosso produto, que são as pêssankas, vendemos para consumidor final”. – Angela Zapoczny