A Rede Nacional do Artesanato Cultural Brasileiro é uma iniciativa da Artesol, organização sem fins lucrativos brasileira, fundada em 1998 pela antropóloga Ruth Cardoso. Seu objetivo principal é promover a salvaguarda do artesanato de tradição cultural no Brasil. Por meio de diversas iniciativas, a Artesol apoia artesãos em todo o país, revitaliza técnicas tradicionais, oferece capacitação, promove o comércio justo e dissemina conhecimento sobre o setor.

Criarte Barra do Riacho


A Criarte está na ativa há mais de vinte anos, unindo artesãos que trabalham com diversas tipologias de artesanato, como biscuit, costura, bordado, crochê, pintura, arte em conchas e escamas.

Mostrar contatos

AbrirFechar

Os contatos devem ser feitos preferencialmente via Whatsapp.

Telefone (27) 99715-5983
Contato Hildete
Av. Professor Aparício Alvarenga, s/n – Barra do Riacho, CEP 29197-556, Aracruz – ES

A Artesol não intermedeia relações estabelecidas por meio desta plataforma, sendo de exclusiva responsabilidade dos envolvidos o atendimento da legislação aplicácel à defesa do consumidor.

Sobre as criações

As técnicas e matérias-primas empregadas na produção artesanal do grupo Criarte são das mais diversas – fauna, flora e cultura local são representadas em pequenas esculturas produzidas em massa de biscuit colorida, ou em bordados e pinturas que adornam aventais, porta copos, luvas de cozinha, panos e almofadas. A produção, em geral, é focada em utensílios domésticos de uso cotidiano ou decorativo. Há também o trabalho com conchas e escamas que complementam a coleção com belos objetos onde as matérias-primas provenientes da fauna local são aplicadas de maneira a formar padrões que encantam. Para o desenvolvimento de cada coleção existe um intenso estudo de forma, cartela de cores e composições possíveis para representar o ambiente que vivem, gerando uma profunda relação entre artesãs, o meio e os consumidores finais.

Sobre quem cria

Crédito da foto: Lucas Cuervo

A Criarte está na ativa há mais de vinte anos, unindo artesãos que trabalham com diversas tipologias de artesanato, como biscuit, costura, bordado, crochê, pintura, arte em conchas e escamas. Há seis anos a Criarte integra, junto a outras duas associações de Aracruz, a Garoupas e Bordadeiras de Santa Cruz, o projeto Espírito das Águas, iniciativa da Fibria em parceria com o SEBRAE. Foi através deste projeto que receberam a primeira capacitação voltada à organização do grupo, formação dos preços das peças e design de coleção com o designer Renato Imbroisi. Com o desenvolvimento de coleções, foi possível integrar de forma harmoniosa as técnicas e materiais trabalhados, criando produtos requintados que ofertam ao mercado de souvenir capixaba opções representativas e únicas.

Sobre o território

Crédito da foto: Lucas Cuervo

Aracruz é um município localizado no litoral norte do Espírito Santo que, assim como outras cidades do litoral capixaba, teve seu processo de aldeamento no primeiro período de colonização portuguesa através da instauração de colônias jesuítas de catequização.

Com características ambientais únicas, é uma área pesqueira rodeada por grandes indústrias, que, além de gerarem emprego e renda, atuam na organização e financiamento de grupos produtivos aliados ao SEBRAE/ES. Através de tais projetos, há a intenção de fomentar a geração de renda familiar e instaurar relações comunitárias de troca e valorização cultural.

Membros relacionados