A Rede Nacional do Artesanato Cultural Brasileiro é uma iniciativa da Artesol, organização sem fins lucrativos brasileira, fundada em 1998 pela antropóloga Ruth Cardoso. Seu objetivo principal é promover a salvaguarda do artesanato de tradição cultural no Brasil. Por meio de diversas iniciativas, a Artesol apoia artesãos em todo o país, revitaliza técnicas tradicionais, oferece capacitação, promove o comércio justo e dissemina conhecimento sobre o setor.

Impacto Catarina Mina 


Acreditamos em uma moda diferente. Uma moda focada em quem produz e que concentra seus esforços em questionar, repensar, refletir e tomar decisões levando em conta o coletivo.

Mostrar contatos

AbrirFechar

Os contatos devem ser feitos preferencialmente via Whatsapp.

Rua República do Líbano, 24 – Meireles, CEP 60160-140 , Fortaleza – CE

Acreditamos em uma moda diferente. Uma moda focada em quem produz e que concentra seus esforços em questionar, repensar, refletir e tomar decisões levando em conta o coletivo. Uma moda que se sustenta em um futuro colaborativo. Em 2015, abraçamos o que já era nossa própria alma: o artesanato. Mas, como abraçar o fazer manual sem que o foco disso tudo fossem as pessoas que perpetuam esses fazeres e saberes? A partir desse questionamento, nasceu um dos nossos principais pilares: 

A reinvenção dos laços entre artesãos, designers e toda a sociedade. 

Nosso encontro com as artesãs percorre um longo caminho – com troca de experiências e conhecimentos – por meio de uma metodologia própria, em uma relação que transcende a produção. Tudo feito de forma colaborativa, entendendo a singularidade de cada grupo e de cada fazer artesanal. 

Todas as bolsas da Catarina Mina vêm com um cartão com um QR Code que te leva para a página da artesã QUE AS FEZ. É importante criar, inventar de novo, sair da caixa. E, é nessa estrada que a gente quer caminhar: da inventividade, da tentativa e erro, do croqui, da referência visual e do diálogo. 

Desde 2022, nossa equipe da Célula de Impacto Positivo vem analisando o impacto das ações da Catarina Mina em comunidades do Ceará. Em 2023, os resultados desse trabalho vieram em números, mas principalmente apoiados em relatos pessoais. Eles revelam como nossos esforços vão além da produção, promovendo mudanças efetivas: MAIS AUTONOMIA, RECONHECIMENTO CULTURAL E TRANSFORMAÇÃO PESSOAL DAS MULHERES ARTESÃS.