A Rede Nacional do Artesanato Cultural Brasileiro é uma iniciativa da Artesol, organização sem fins lucrativos brasileira, fundada em 1998 pela antropóloga Ruth Cardoso. Seu objetivo principal é promover a salvaguarda do artesanato de tradição cultural no Brasil. Por meio de diversas iniciativas, a Artesol apoia artesãos em todo o país, revitaliza técnicas tradicionais, oferece capacitação, promove o comércio justo e dissemina conhecimento sobre o setor.

Jirau da Amazônia


Mostrar contatos

AbrirFechar
Rua Alvaro Braga, 351 – Parque Dez de Novembro, CEP 69055-690, Manaus – AM

Crédito das fotos: Divulgação Artesol.

O Jirau da Amazônia foi criado com o objetivo de promover o artesanato local a partir de produtos sustentáveis e, principalmente, dar voz a quem vive e cuida da floresta. 

Lançado em junho de 2019, o Jirau da Amazônia contava com, aproximadamente, 100 artesãos. Hoje já são mais de 300 artesãos em 20 comunidades do estado do Amazonas. 

O desejo por um canal contínuo de vendas que pudesse alcançar novos segmentos de clientes em outras regiões do Brasil foi o propulsor do projeto. A vontade partiu dos próprios artesãos da Amazônia profunda (grupos de artesãos e outros arranjos produtivos sustentáveis) que queriam ver sua arte chegar mais longe.  

E foi através da Fundação Amazônia Sustentável que os artesãos chegaram até o site da Americanas e, juntos, desenvolveram o que hoje o Brasil conhece como Jirau da Amazônia. 

Membros relacionados