A Rede Nacional do Artesanato Cultural Brasileiro é uma iniciativa da Artesol, organização sem fins lucrativos brasileira, fundada em 1998 pela antropóloga Ruth Cardoso. Seu objetivo principal é promover a salvaguarda do artesanato de tradição cultural no Brasil. Por meio de diversas iniciativas, a Artesol apoia artesãos em todo o país, revitaliza técnicas tradicionais, oferece capacitação, promove o comércio justo e dissemina conhecimento sobre o setor.

Leonilson Arcanjo de Holanda Silva


Leonilson grava no barro figuras e cenários religiosos, dada sua preferência pela arte sacra, assim como cenas de seu cotidiano.

Mostrar contatos

AbrirFechar

Os contatos devem ser feitos preferencialmente via Whatsapp.

Telefone (82) 99960-2262
Contato Leonilson Arcanjo
Capela – AL

A Artesol não intermedeia relações estabelecidas por meio desta plataforma, sendo de exclusiva responsabilidade dos envolvidos o atendimento da legislação aplicável à defesa do consumidor.

Sobre as criações

A partir do barro obtido no quintal do ateliê de mestre João, Leonilson molda as suas peças. Tem preferência pela arte sacra, fazendo figuras religiosas, como São Francisco, Nossa Senhora, Orixás, e cenários religiosos como a Sagrada Família, presépios, entre outros. A temática sertaneja também permeia a sua arte, trazendo para o barro cenas do seu cotidiano.

A maior parte das peças são miniaturas, no entanto, faz peças de tamanhos variados. Uma característica marcante em sua arte são as expressões vivas e sempre alegres. 

Crédito da foto: Michel Rios

Crédito das fotos: 1. Divulgação Artesol / 2. Michel Rios / 3-4. Manoel Carvalho

Sobre quem cria

Conhecido como Galeguinho, Leonilson Arcanjo de Holanda Silva nasceu em Capela, um município do estado de Alagoas que tem se destacado através da arte dos artesãos, das artesãs e artistas populares que moldam o barro. Muitos, como Leonilson, aprenderam com o mestre João das Alagoas, o primeiro da região a recriar a tradição da cerâmica com a arte figurativa.

Bem perto da casa onde morava com a família, ficava o ateliê do mestre João, e quando Leonilson tinha 8  anos, seu pai, Edmilson Holanda, pediu ao mestre João que aceitasse o filho em sua oficina. E ali, o menino se fez artista, desenvolvendo um estilo próprio, principalmente dentro da temática sacra que mais lhe interessava. Leonilson expandiu seus pensamentos, seu modo de ver a vida, seu olhar para o mundo e, passo a passo, realiza seus sonhos.

Em dezembro de 2010, Leonilson conquistou o primeiro lugar no concurso “Natal com Arte”, realizado em Maceió, apresentando um mandacaru (um cacto nativo do Brasil) de Natal, trazendo no topo um presépio. Hoje, essa é uma de suas peças mais procuradas. 

Crédito da foto: SEDETUR

Sobre o território

A cidade de Capela, conhecida como “Princesa do Vale do Paraíba”, também chamada de “Terra dos Canaviais”, é banhada pelo Rio Paraíba. A produção de cana-de-açúcar, a pecuária e o artesanato são as principais atividades econômicas da cidade. 

O Rio Paraíba é um dos cursos d’água mais importantes do Estado, cortando vários municípios da Zona da Mata, em seu percurso. O tipo de vegetação que caracteriza o município de Capela é o da Mata Atlântica, situada na porção Leste do Estado. 

Membros relacionados