A Rede Artesol - Artesanato do Brasil é uma iniciativa da Artesol, organização sem fins lucrativos brasileira, fundada em 1998 pela antropóloga Ruth Cardoso. Seu objetivo principal é promover a salvaguarda do artesanato de tradição cultural no Brasil. Por meio de diversas iniciativas, a Artesol apoia artesãos em todo o país, revitaliza técnicas tradicionais, oferece capacitação, promove o comércio justo e dissemina conhecimento sobre o setor.

Museu do Pontal


Mostrar contatos

AbrirFechar
Telefone (21) 2490-2429
Av. Célia Ribeiro da Silva Mendes, s/n – Barra da Tijuca, CEP 22790-711, Rio de Janeiro – RJ

O Museu Casa do Pontal, situado no Rio de Janeiro, é considerado o maior e mais significativo museu de arte popular brasileira. A coleção composta por cerca de 8.000 peças foi reunida pelo francês Jacques Van de Beuque (1922-2000), responsável também pela construção do Museu, iniciada em 1976. O acervo e a edificação antiga foram tombados em 1991 e constituem um patrimônio de interesse público. Conta com a certificação da UNESCO e recebeu diversas premiações por sua atuação, entre elas a Ordem do Mérito Cultural, em 2005. Personalidades nacionais e internacionais consideram o museu como uma referência na cultura brasileira. O escritor José Saramago inspirou-se na visita ao acervo para escrever o livro “A Caverna”, publicado em 2000. Em 2004, Gilberto Gil, na época Ministro da Cultura, afirmou: “O Museu Casa do Pontal é um retrato 3×4 do Brasil”. Em 2010, a instituição ganhou o Prêmio de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, na categoria “Patrimônio Material”.

Segundo membros do International Council of Museums (ICOM), associado à Unesco, “O Museu do Pontal não é apenas um museu completo de Arte Popular Brasileira, pode ser considerado como um verdadeiro museu antropológico, único no país a permitir uma visão abrangente da vida e da cultura do homem brasileiro”.

Em outubro de 2021, o Museu inaugura uma nova sede na Barra da Tijuca. A nova sede tem 14 mil metros quadrados, dos quais 10 mil metros quadrados de área verde, área para piquenique e vista aberta para parte do conjunto de montanhas conhecido como Gigante Adormecido, que vai da Pedra da Gávea ao Pão de Açúcar, a nova sede está assentada sobre um terreno consolidado, livre de inundações, abrigando adequadamente seu raro e singular acervo.

Foto de divulgação Artesol