A Rede Nacional do Artesanato Cultural Brasileiro é uma iniciativa da Artesol, organização sem fins lucrativos brasileira, fundada em 1998 pela antropóloga Ruth Cardoso. Seu objetivo principal é promover a salvaguarda do artesanato de tradição cultural no Brasil. Por meio de diversas iniciativas, a Artesol apoia artesãos em todo o país, revitaliza técnicas tradicionais, oferece capacitação, promove o comércio justo e dissemina conhecimento sobre o setor.

O Museu Coleção Karandash de Arte Popular e Contemporânea 


O Museu Coleção Karandash de Arte Popular e Contemporânea tem como principal finalidade promover e divulgar a cultura popular e contemporânea.

Mostrar contatos

AbrirFechar
Telefone (82) 33176693
Contato Maria Amelia Vieira
Ladeira Dos Martirios, 89 – Centro, CEP 57020-095, Maceió – AL

O Museu Coleção Karandash de Arte Popular e Contemporânea tem como principal finalidade promover e divulgar a cultura popular e contemporânea através de cursos, workshops, exposições permanentes, temporárias e itinerantes dentro e fora de sua sede, além de oficinas, intercâmbios entre artistas e projetos culturais focados nas artes visuais, no audiovisual, em música, teatro, dança, gastronomia e preservação dos saberes (patrimônio imaterial). 

Como núcleo, o museu dispõe de um espaço móvel – um barco denominado O Museu no Balanço das Águas/Coleção Karandash – que atende as comunidades ribeirinhas (incluindo povos originários e quilombolas) do Baixo São Francisco, margem esquerda e margem direita, compreendendo os estados de Alagoas e Sergipe. Desde 2008, realiza diversas ações tendo como produto final de seus projetos: obras artísticas, exposições coletivas/itinerantes, festivais e vídeos documentários divulgados nacionalmente.