Mostrar contatos
AbrirFechar
A Wariró é a marca coletiva das 23 etnias pertencentes a quatro famílias linguísticas – Tukano Oriental, Arawak, Yanomami e Nadahup – localizadas nos Alto e Médio cursos do Rio Negro e afluentes.
Criada em 2005 pela Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN) com o intuito de valorizar a cultura dos povos indígenas, a Wariró promove o desenvolvimento sustentável no Rio Negro por meio da comercialização de produtos que retratam os conhecimentos tradicionais, além de gerar renda para as produtoras e produtores locais.
A Casa de Produtores Indígenas do Rio Negro Wariró apresenta cestarias, cerâmicas, peças em madeira e acessórios que transmitem a riqueza socioambiental do Rio Negro. O Sistema Agrícola Tradicional do Rio Negro é fruto da diversidade socioambiental reconhecida desde 2010 como Patrimônio Cultural do Brasil. Esse Sistema abarca um rico conjunto de saberes que estão presentes na cultura material e imaterial dos povos da região, e se refletem em seu artesanato único, confluência de um Saber-fazer que respeita seu ecossistema e suas tradições.
A sede da Wariró, na qual se comercializam os produtos, fica localizada no centro do município de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas.