A Rede Nacional do Artesanato Cultural Brasileiro é uma iniciativa da Artesol, organização sem fins lucrativos brasileira, fundada em 1998 pela antropóloga Ruth Cardoso. Seu objetivo principal é promover a salvaguarda do artesanato de tradição cultural no Brasil. Por meio de diversas iniciativas, a Artesol apoia artesãos em todo o país, revitaliza técnicas tradicionais, oferece capacitação, promove o comércio justo e dissemina conhecimento sobre o setor.

Yankatu


A Yankatu é uma plataforma de design, pesquisa e desenvolvimento de projetos que une saberes ancestrais e contemporâneos, resultando em peças artísticas, mobiliário e objetos autorais que destacam tradições artesanais e levam em si uma herança cultural do Brasil e do mundo.

Mostrar contatos

AbrirFechar

Os contatos devem ser feitos preferencialmente via Whatsapp.

Contato Maria Fernanda Paes de Barros Penteado
Rua Professor Orlando Vicente D’Angieri, 175 – Chácara Malota, CEP 13211-540, Jundiaí – SP

A Yankatu é uma plataforma de design, pesquisa e desenvolvimento de projetos que une saberes ancestrais e contemporâneos, resultando em peças artísticas, mobiliário e objetos autorais que destacam tradições artesanais e levam em si uma herança cultural do Brasil e do mundo. Além disso, exerce um papel educacional por meio de palestras, cursos, consultorias e workshops, valorizando sua metodologia criativa e uma economia social. 

A marca nasceu em 2014 a partir do desejo da artista, designer e pesquisadora Maria Fernanda Paes de Barros em traduzir a essência da identidade brasileira através da arte e de um design singular e atemporal, tendo como premissa sua responsabilidade social. Com o passar do tempo, os estudos ganharam a esfera de pesquisa internacional com artesãos de diferentes partes do mundo, sempre com a premissa de resgatar a importância e o valor das tradições artesanais e dos artesãos em si. 

Desde sua fundação a Yankatu destaca um sistema de trabalho linear, onde a troca, as experiências e o olhar atento às necessidades da comunidade escolhida são uma premissa.  O saber tradicional do artesão é colocado em pé de igualdade com o saber acadêmico, com a produção artística e com as técnicas específicas do design, permitindo que a partir da interação entre ambos seja possível provocar reflexões em relação às inúmeras possibilidades da contribuição artesanal e indígena à identidade da arte e do design nacional. Por meio de projetos, exposições, palestras, consultorias, cursos viagens e vivências a Yankatu visa ampliar o conhecimento sobre as tradições culturais brasileiras, seu potencial e impacto.