A Rede Nacional do Artesanato Cultural Brasileiro é uma iniciativa da Artesol, organização sem fins lucrativos brasileira, fundada em 1998 pela antropóloga Ruth Cardoso. Seu objetivo principal é promover a salvaguarda do artesanato de tradição cultural no Brasil. Por meio de diversas iniciativas, a Artesol apoia artesãos em todo o país, revitaliza técnicas tradicionais, oferece capacitação, promove o comércio justo e dissemina conhecimento sobre o setor.

Bete – Elizabete de Souza Ferreira


Às margens do Rio São Francisco, onde se localiza a Casa do Artesão, Bete borda almofadas, bolsas, entre outras peças, que trazem um pouco do universo mágico do rio.

Mostrar contatos

AbrirFechar

Os contatos devem ser feitos preferencialmente via Whatsapp.

Juazeiro – BA

Sobre as criações

Às margens do Rio São Francisco, onde se localiza a Casa do Artesão, Bete borda almofadas, bolsas, entre outras peças, que trazem um pouco do universo mágico do rio. Pescadores, peixes, lavadeiras, além de elementos marcantes da paisagem e do bioma da região, como a caatinga e seus animais, são alguns dos temas com que trabalha. Primeiro, faz o desenho em um papel e depois passa para o tecido que será bordado.

Sobre quem cria

Elizabete de Souza Ferreira nasceu e sempre morou em Juazeiro, Bahia. Filha de lavadeira e pescador, o Rio São Francisco é parte de sua história e sua maior inspiração. Desde criança gostava de desenhar e foi observando o tio artista plástico, já falecido, que foi se aventurando no traço. 

Mas foi em um clube de mães do bairro onde morava que se dedicou mais às atividades artesanais. A prefeitura oferecia cursos aos clubes de mães e, assim, Bete aprendeu as técnicas do bordado, tricô, entre outras.

Em 2010, a Casa do Artesão de Juazeiro foi inaugurada, um espaço voltado para a produção e comercialização do artesanato produzido no município. Ali, Bete se aventurou também pela costura, mas não se acostumou com o ruído da máquina que lhe despertava o riso. Começou então a trabalhar com aproveitamento de retalhos e em 2015 desenvolveu, junto ao Sebrae, uma linha de bordados inspirada na cultura regional.

Sobre o território

“Pra mim Juazeiro é único, não é todo mundo que tem o privilégio de viver uma cidade assim, com o rio no centro da sua vida”.

ELIZABETE DE SOUZA FERREIRA

O município de Juazeiro localiza-se no norte do Estado da Bahia, na microrregião do Baixo Médio São Francisco. A vegetação da região é predominância da caatinga, destacando-se o imponente juazeiro, que dá nome à cidade.

O município se destaca pela forte presença do fazer artesanal, com diferentes tecnicas como a escultura em madeira de carrancas, objeto de grande valor simbólico cultural para os ribeirinhos. Muito da diversidade e da riqueza cultural da região pode ser encontrada na Casa do Artesão que reúne peças que representam a história do município, a culinária, as festas, os mitos e as figuras que concedem vida à região, como as lavadeiras, os violeiros, os pescadores, os barqueiros e os lavradores.

Membros relacionados