Cooperativa de Artesanato do Poty Velho
A partir da argila, que é extraída de uma lagoa próxima ao bairro Poti Velho, os artesãos piauienses moldam jarros, esculturas, itens de decoração para jardins, aparelhos de jantar e até joias que são vendidas para vários estados do Brasil e países do exterior.
Mostrar contatos
AbrirFechar
Os contatos devem ser feitos preferencialmente via Whatsapp.
Sobre as criações
A partir da argila, que é extraída de uma lagoa próxima ao bairro Poti Velho, os artesãos piauienses moldam jarros, esculturas, itens de decoração para jardins, aparelhos de jantar e até joias que são vendidas para vários estados do Brasil e países do exterior. Os objetos moldados manualmente exibem diferentes formas, texturas, cores e usos. O variado mix de produtos ainda inclui dos tradicionais filtros de barro a bonecas com semblantes expressivos, terços, bijuterias, luminárias vazadas, pássaros, flores e outros objetos pintados com cores mais sóbrias ou mais vibrantes.
Atualmente, a Cooperativa de Artesanato do Poti Velho representa o sonho de mais de 30 mulheres, que através do artesanato contam a história e as tradições de um povo. Do costume da pesca, da história do Cabeça de Cuia, das conversas nas calçadas, da religiosidade e da beleza do Rio Poti que deságua no Parnaíba logo ali no bairro, nasce a arte contada através das mãos dessas mulheres que superaram o estigma de que a cerâmica era uma atividade masculina. A produção, que antes era apenas de tijolos, é diária e o trabalho começa por volta das 5h com a extração da argila e o seu preparo até ser levada ao torno (aparelho onde as peças são modeladas).
Sobre quem cria
Uma das primeiras ações que marcaram transformações na vida dos moradores do bairro Poty Velho foi a fundação da Acepoti (Associação dos Ceramistas do Poti Velho), quando surgiram diversas lideranças que passaram a articular os ceramistas. Isso proporcionou uma aproximação com o Sebrae que passou a realizar diversas capacitações para os artesãos como cursos e consultorias em gestão, produção, design, para que os ceramistas passassem a voltar sua produção também para as necessidades de mercado nacional.
A Cooperativa de Artesanato do Poti Velho é uma organização sem fins lucrativos centrada na produção e venda de peças de cerâmica. O trabalho dos Ceramistas do Poty Velho teve início em 1964, através da liderança do Sr. Raimundo Nonato da Paz. As primeiras peças foram surgindo a partir das necessidades da comunidade. A principal atividade que gerava renda na época estava em torno dos trabalhos nas olarias. Durante muito tempo diversas famílias trabalhavam na produção e armazenamento de tijolos.
A COOPERART-POTY tem sede própria que abriga um espaço de exposição e comercialização dos produtos. A associação e a cooperativa hoje desempenham trabalhos separados, tendo como foco o fortalecimento dos artesãos e a ampliação da comercialização. Atualmente a Cooperativa conta com o apoio do Instituto Walmart, órgão que através do projeto “Mulheres do Poty” financia ações que geram capacitações e o melhoramento da estrutura da Cooperart-Poty.
Sobre o território
O bairro do Poty Velho é o mais antigo bairro da capital piauiense, área bastante importância para a pesca, onde deságua o rio Poti no Parnaíba, lugar de singular beleza principalmente ao pôr do sol. A antiga vila de pescadores deu lugar ao Centro Comercial ceramistas que abriga hoje 23 lojas.