A Rede Nacional do Artesanato Cultural Brasileiro é uma iniciativa da Artesol, organização sem fins lucrativos brasileira, fundada em 1998 pela antropóloga Ruth Cardoso. Seu objetivo principal é promover a salvaguarda do artesanato de tradição cultural no Brasil. Por meio de diversas iniciativas, a Artesol apoia artesãos em todo o país, revitaliza técnicas tradicionais, oferece capacitação, promove o comércio justo e dissemina conhecimento sobre o setor.

ICAD – Instituto de Promoção Cultural Antônia Diniz Dumont


O Instituto de Promoção Cultural Antônia Diniz Dumont – ICAD foi idealizado em 2004 para compartilhamento de ideias e ações voltadas para a cultura, educação, saúde e ambiente.

Mostrar contatos

AbrirFechar

Os contatos devem ser feitos preferencialmente via Whatsapp.

Rua Piauí, 110 – Santo Antônio , CEP 39270-000, Pirapora – MG

O Instituto de Promoção Cultural Antônia Diniz Dumont – ICAD foi idealizado em 2004 para compartilhamento de ideias e ações voltadas para a cultura, educação, saúde e ambiente.

O artesanato vive em contato íntimo com o cotidiano, sentidos e sentimentos dos artesãos. Para fortalecer e revitalizar o bordado, foi criado o “Projeto Bordando o Brasil”, coordenado pelo Grupo Matizes Dumont, que deu origem a grupos de mulheres bordadeiras em todo o Brasil, e dentre eles, uma associação em Pirapora e Buritizeiro – O ICAD.

As bordadeiras persistem e produzem peças belas e úteis. São peças únicas, bordadas com desenhos exclusivos de Martha Dumont, cada uma delas desenvolvida e orientada pelo Grupo Matizes Dumont.

Com sede em Pirapora-MG, o ICAD é um espaço em que se vive a arte em suas diferentes expressões, onde as comunidades de Pirapora, Buritizeiro e municípios vizinhos podem se expressar, criar e conviver. Nele são desenvolvidos projetos sociais de mobilização, geração de renda e promoção da responsabilidade socioambiental através do bordado artesanal.