A Rede Nacional do Artesanato Cultural Brasileiro é uma iniciativa da Artesol, organização sem fins lucrativos brasileira, fundada em 1998 pela antropóloga Ruth Cardoso. Seu objetivo principal é promover a salvaguarda do artesanato de tradição cultural no Brasil. Por meio de diversas iniciativas, a Artesol apoia artesãos em todo o país, revitaliza técnicas tradicionais, oferece capacitação, promove o comércio justo e dissemina conhecimento sobre o setor.

Ivo de Sertânia


Ivo é dono de uma estética própria. Esculpe na madeira esculturas alongadas e quadros vazados que retratam temáticas marcantes do sertão nordestino, como os retirantes, a própria atividade artesanal, os agricultores, entre outras.

Mostrar contatos

AbrirFechar

Os contatos devem ser feitos preferencialmente via Whatsapp.

Telefone (87) 99113-4048
Contato Ivo de Sertânia
Sertânia – PE

A Artesol não intermedeia relações estabelecidas por meio desta plataforma, sendo de exclusiva responsabilidade dos envolvidos o atendimento da legislação aplicácel à defesa do consumidor.

Sobre as criações

Ivo esculpe na madeira esculturas alongadas e quadros vazados que retratam temáticas marcantes do sertão nordestino, como os retirantes, a própria atividade artesanal, os agricultores, entre outras.

Sobre quem cria

José Ivo Teles, conhecido como Ivo de Sertânia, é de uma família de agricultores. Nasceu na zona rural de Sertânia e começou a trabalhar no roçado junto à família. Com 17 anos, através do amigo Marcus de Sertânia, artesão, teve seu primeiro contato com o entalhe em madeira.

Seu interesse pelo entalhe chamou a atenção da família de Marcus que o convidou a trabalhar com eles. Assim, Ivo aprendeu a técnica, e com o tempo passou a criar sua própria estética. 

Sobre o território

Sertânia é um município que se localiza na microrregião do sertão de Moxotó, Pernambuco. A cidade é reconhecida pela forte presença da produção artesanal em madeira. Pernambuco, de forma geral, se destaca pela forte presença do artesanato tradicional que possui intrínseca ligação com a diversidade cultural que concede uma aura encantadora ao estado.

São manifestações religiosas, populares e artísticas que concedem ainda mais vivacidade e expressividade ao artesanato pernambucano. Toda essa efervescência ganha destaque na Feira nacional do Artesanato, Fenearte, que acontece todos os anos na capital, Recife.

Membros relacionados