A Rede Nacional do Artesanato Cultural Brasileiro é uma iniciativa da Artesol, organização sem fins lucrativos brasileira, fundada em 1998 pela antropóloga Ruth Cardoso. Seu objetivo principal é promover a salvaguarda do artesanato de tradição cultural no Brasil. Por meio de diversas iniciativas, a Artesol apoia artesãos em todo o país, revitaliza técnicas tradicionais, oferece capacitação, promove o comércio justo e dissemina conhecimento sobre o setor.

Lãs do RS


BagéRS

Lãs do RS é uma iniciativa inovadora fomentada pela sociedade civil para visibilizar, preservar e salvaguardar os saberes e fazeres da lã de ovelha como fonte de conhecimento tradicional e […]

Mostrar contatos

AbrirFechar
Av. Santa Tecla, 2780 – bairro Getúlio Vargas, CEP 96413-000, Bagé – RS

Lãs do RS é uma iniciativa inovadora fomentada pela sociedade civil para visibilizar, preservar e salvaguardar os saberes e fazeres da lã de ovelha como fonte de conhecimento tradicional e de referência cultural do patrimônio do Rio Grande do Sul. O projeto tem como objetivos específicos promover o patrimônio cultural imaterial do RS; pautar o trabalho das artesãs como memória ancestral do saber-fazer da lã na contemporaneidade; provocar a inter-relação do artesanato com as políticas de cultura e da biodiversidade do Bioma Pampa; subsidiar informações para compor o inventario do saber-fazer da lã do Rio Grande do Sul e institucionalizar e promover a cadeia produtiva da lã, por meio da economia cultural, criativa e solidária, correlacionando-o com o turismo do Estado. Em 2020, o projeto recebeu menção honrosa na 33ª Edição do Prêmio Rodrigo Franco de Andrade, o Oscar do Patrimônio Cultural brasileiro. O incentivo e o apoio recebido pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, proporciona a realização de inúmeras ações como o projeto Fio da Meada para criação de repertórios sobre o saber-fazer da lã, realizado com recursos do Pró-cultura RS FAC – Fundo de Apoio à Cultura e o projeto da formação da Rede Centro de Referência em Artesanato Lãs do RS, em parceria com a Associação Pampa Gaúcho de Turismo, APATUR, realizado com recursos da Lei n. 14.017/2020, Lei Aldir Blanc, os quais possibilitam a criação de novos caminhos na economia da cultura e criativa da cadeia produtiva da lã do Rio Grande do Sul. A ação tem como parceiros institucional Emater/RS – Ascar, Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social – FGTAS, RS Criativo, Associação Pampa Gaúcho de Turismo – APATUR, Museu Antropológico do Rio Grande do Sul – MARS, Associação Brasileira de Criadores de Ovinos – Arco, Federação das Cooperativas de Lã do Brasil – Fecolã, Associação Brasileira de Criadores de Ovinos Naturalmente Coloridos – ABCONC, Associação para o Desenvolvimento Sustentavel do Alto Camaquã – ADAC, Associação para Grandeza e União de Palmas – AGRUPA, Associação em Defesa da Ecologia Ampla e da Arte – Ecoarte e Associação Pampa Gaúcho de Turismo – APATUR.