A Rede Nacional do Artesanato Cultural Brasileiro é uma iniciativa da Artesol, organização sem fins lucrativos brasileira, fundada em 1998 pela antropóloga Ruth Cardoso. Seu objetivo principal é promover a salvaguarda do artesanato de tradição cultural no Brasil. Por meio de diversas iniciativas, a Artesol apoia artesãos em todo o país, revitaliza técnicas tradicionais, oferece capacitação, promove o comércio justo e dissemina conhecimento sobre o setor.

Maria Corá


A poética da renda filé, típica do estado, está fortemente presente na estética da artesã que molda no barro bonecas que encantam por sua delicadeza.

Mostrar contatos

AbrirFechar

Os contatos devem ser feitos preferencialmente via Whatsapp.

Rua O, 59 – bairro São Jorge, CEP 57044-118, Maceió – AL

A Artesol não intermedeia relações estabelecidas por meio desta plataforma, sendo de exclusiva responsabilidade dos envolvidos o atendimento da legislação aplicável à defesa do consumidor.

Sobre as criações

Foto de divulgação Artesol

“Nós temos um bairro todo que é dedicado à renda filé. O nome do bairro é Pontal. Então, no meu espírito, na minha alma tem esse tecido da poética das rendas e das rendeiras. Eu consegui amarrar todos esses contextos em um só produto que vem carregado com essa aura de todas as mulheres rendeiras guerreiras”.

MARIA CORÁ

As bonecas de Maria Corá imprimem bem a beleza das rendas com seu colorido e delicadeza. Com os pigmentos minerais naturais que extrai da própria argila e de pigmentos óxidos, a artesã traz para as suas peças uma diversidade de texturas e cores que encanta. O barro que vem das margens sergipanas do Rio São Francisco, da cidade de Carrapixo, é moldado a partir de uma compilação de diferentes técnicas.

Sobre quem cria

Foto de divulgação Artesol

Silvania Maria Vieira de Oliveira, conhecida como Maria Corá é uma alagoana que traz em seu coração o amor pelas belezas da terra em que nasceu e cresceu. A poética da renda filé, típica do estado, está fortemente presente na estética da artesã que molda no barro bonecas que encantam por sua delicadeza.

Seu primeiro contato com o barro se deu a partir de uma oficina de cerâmica e argila, em 2000. Esse foi o primeiro passo de uma jornada pessoal de muita pesquisa, experimentação e criação de tecnicas, para que chegasse no trabalho ao qual se dedica exclusivamente, hoje.

Sobre o território

A cidade de Maceió se tornou capital do estado de Alagoas, em meados do século XIX, por sua localização estratégica, pois era o caminho que ligava o sertão ao porto natural de Jaraguá, onde era escoado para exportação o açúcar produzido pelos engenhos.

Mas a região não é marcada apenas pela presença do açúcar. A renda filé também marca profundamente a cultura e a estética local. O bairro Pontal da Barra, às margens da lagoa Mundaú, reúne grande número de rendeiras que colorem e embelezam as ruas com suas peças coloridas.

Seu saber fazer é fruto do complexo processo de encontro da técnica da renda filet de origem ibérica com os saberes indígenas do território costeiro de trançar fibras vegetais e palhas, na tecitura de instrumentos para pesca, entre outros objetos cotidianos.

Membros relacionados