A Rede Nacional do Artesanato Cultural Brasileiro é uma iniciativa da Artesol, organização sem fins lucrativos brasileira, fundada em 1998 pela antropóloga Ruth Cardoso. Seu objetivo principal é promover a salvaguarda do artesanato de tradição cultural no Brasil. Por meio de diversas iniciativas, a Artesol apoia artesãos em todo o país, revitaliza técnicas tradicionais, oferece capacitação, promove o comércio justo e dissemina conhecimento sobre o setor.

Três Irmãs


O grupo trabalha com o miolo do talo da Palmeira Babaçu, um material fino e maleável com o qual produz cestos, balaios, potes, peneiras, luminárias e o que mais vier à mente.

Mostrar contatos

AbrirFechar

Os contatos devem ser feitos preferencialmente via Whatsapp.

Telefone (74) 99804-0690
Contato Clecinha / Tais
Comunidade de Laranjeiras de Espindola , CEP 44990-000, Barra do Mendes – BA

A Artesol não intermedeia relações estabelecidas por meio desta plataforma, sendo de exclusiva responsabilidade dos envolvidos o atendimento da legislação aplicácel à defesa do consumidor.

Sobre as criações

Foto de divulgação Artesol

Fotos de divulgação Artesol

“A gente vai por atalhos, carreiros, pega esse material, traz nas costas”, conta Clecinha, uma das irmãs do grupo Três Irmãs. A preparação da fibra, extraída do talo da Palmeira Babaçu, inicia-se na colheita das folhas, que são cortadas quando maduras para obtenção de um material de qualidade. 

Em caminhadas de 8 a 10 km na mata de Barra do Mendes, as artesãs com auxílio de seus maridos, filhos e netos, coletam o material que será preparado para o fino trançado que desenvolveram. O processo de raspagem separa as duas partes utilizadas, que são expostas ao sol antes de serem trançadas. 

Utilizar o miolo, a parte interna do talo, foi uma ideia de Clecinha que ao observar seus pais trabalharem percebeu que eles não aproveitavam todo o potencial da fibra. Assim, dispõem de um material mais fino e maleável, que gera outras possibilidades criativas. Produzem cestos, balaios, potes, peneiras, luminárias e o que mais vier à mente, uma vez que dominam todo o processo e sabem fazer a matéria prima trabalhar a favor das ideias. 

Sobre quem cria

Foto de divulgação Artesol

O grupo familiar Três Irmãs trabalha com uma técnica repassada de geração em geração, muito utilizada para produção de objetos de uso cotidiano, como cestos e peneiras. Ao longo do tempo, a produção tornou-se importante fonte de renda para a família e a organização do grupo é uma forma de fortalecer o trabalho e a comercialização das peças. 

O trançado é constantemente aprimorado e as formas são criadas de acordo com as demandas de clientes e criatividade das artesãs. 

Sobre o território

Foto de divulgação Artesol

Barra do Mendes é um município brasileiro do estado da Bahia, situado a 534 km da capital Salvador, na Região Noroeste e pertence ao Circuito da Chapada Velha, à Microrregião de Irecê e à Zona Fisiográfica da Chapada Diamantina Setentrional. Com uma população, segundo estimativas do IBGE de 2019, de 13.865 habitantes, tem a agricultura familiar e pecuária como principais atividades econômicas. 

Há uma grande variedade de monumentos naturais que encantam na cidade. A majestosa e deslumbrante Barragem Eujácio Simões, a Gruta dos Tapuias e a Gruta Pinta dos Tapuias; o Cachoeirão do Bom Desejo com duas enormes quedas d’água e com duas grandes piscinas naturais; a Pedra da Canarina, uma impressionante pedra que pesa várias toneladas sustentada em duas pequenas pedras; a Cachoeira do Chico Perna, Cachoeira da Vereda de Cima, Cachoeira do Some Gato, Cabo do Marrão, Caldeirão do Benedito; a Areia Encantada, um verdadeiro paraíso gelado; o Curral dos Tapuias, a Cachoeirinha, a Serra do André e a enorme Serra da Santa Cruz, com 2.150 metros de altura, a mais alta serra do estado da Bahia, além de inúmeras grutas com pinturas rupestres, lagoas, rios, riachos, paredões rochosos, etc., fazem de Barra do Mendes um dos santuários ecológicos mais lindos e valiosos do Estado. Cercada de lendas, mistérios e misticismo, é uma das mais interessantes alternativas de turismo ecológico da região. 

Membros relacionados