A Rede Nacional do Artesanato Cultural Brasileiro é uma iniciativa da Artesol, organização sem fins lucrativos brasileira, fundada em 1998 pela antropóloga Ruth Cardoso. Seu objetivo principal é promover a salvaguarda do artesanato de tradição cultural no Brasil. Por meio de diversas iniciativas, a Artesol apoia artesãos em todo o país, revitaliza técnicas tradicionais, oferece capacitação, promove o comércio justo e dissemina conhecimento sobre o setor.

ArtBarra – Associação dos Artesãos de Conceição da Barra


A costura criativa e o bordado manual são as principais atividades do grupo, composto por 14 artesãs, que produz colchas, mantas, almofadas, bolsas, batas, vestidos e tecidos bordados. 

Mostrar contatos

AbrirFechar

Os contatos devem ser feitos preferencialmente via Whatsapp.

Telefone (27) 99908-7536
Contato Christianne Teixeira
Rua Aldina Serra Daher, s/n – Centro, CEP 29960-000, Conceição da Barra – ES

A Artesol não intermedeia relações estabelecidas por meio desta plataforma, sendo de exclusiva responsabilidade dos envolvidos o atendimento da legislação aplicácel à defesa do consumidor.

Sobre as criações

Foto de divulgação Artesol

A costura criativa e o bordado manual são as principais atividades do grupo, que produz colchas, mantas, almofadas, bolsas, batas, vestidos e tecidos bordados. 

Retalhos de Mim foi o nome dado à coleção que desenvolveram utilizando retalhos de diversas cores e texturas, bordados com linha de algodão. A inspiração para o trabalho, além da profusão de cores encontradas nas ricas manifestações culturais do município, foi uma colcha de retalhos bordados criada pela avó de uma das artesãs. A idéia da colcha de retalhos, como metáfora, também remete a tudo aquilo que cada artesã traz de si e oferece ao coletivo, enfeitando e enriquecendo as relações. 

Além do minucioso trabalho da costura manual, há um trabalho de criação têxtil a partir das sobras de linhas dos bordados, produzindo lindas almofadas, bolsas e luminárias.

Sobre quem cria

Foto de divulgação Artesol

A Associação dos Artesãos de Conceição da Barra, ou ArtBarra como é conhecida, foi fundada no ano de 2000. O grupo é formado por 14 artesãs associadas que reúnem-se semanalmente para discutirem a produção, avaliar a confecção e trocar experiências e saberes. Assim como nas peças compostas por retalhos ricamente bordados, cada uma compartilha pedacinhos de si para estruturar o todo. 

Ao longo desses anos, o grupo já integrou o Projeto Brasil Original do SEBRAE e tiveram um convênio com a Fundação Banco do Brasil, recebendo capacitação e orientação para aprimoramento de sua técnica. Participam de feiras do setor e comercializam em lojas de todo país. 

Sobre o território

Foto de divulgação Artesol

No litoral norte do Espírito Santo, a 256 km da capital, está Conceição da Barra, uma das cidades mais antigas do estado. Fundada em 1554 pelos portugueses, era habitada pelo povo indígena Guaianá. Na foz do grande rio Kiri Kerê ou Cricaré, o povoado formou-se, em um ponto estratégico de parada aos navios que circulavam vindos de Pernambuco e da Bahia. 

A cidade seduz por suas belezas, é rica em história rica e belezas naturais, além de ser a Capital Capixaba da Diversidade Cultural. A atividade pesqueira, ancestral e parte constituinte do município, ainda hoje é uma das principais atividades econômicas, gerando emprego e renda para mais de novecentas famílias. Além disso, as duas usinas de álcool e o turismo são importantes fontes de renda para a região.  

Conceição da Barra tem ricas expressões culturais, como a festa de origem africana Ticumbi, o Jongo de São Bartolomeu, o folguedo das Pastorinhas, o Alardo que homenageia São Sebastião e o Reis de Boi, além de um dos melhores carnavais de rua do país. Todo esse movimento artístico e cultural tornam a localidade única e encantadora.

Membros relacionados