A Rede Nacional do Artesanato Cultural Brasileiro é uma iniciativa da Artesol, organização sem fins lucrativos brasileira, fundada em 1998 pela antropóloga Ruth Cardoso. Seu objetivo principal é promover a salvaguarda do artesanato de tradição cultural no Brasil. Por meio de diversas iniciativas, a Artesol apoia artesãos em todo o país, revitaliza técnicas tradicionais, oferece capacitação, promove o comércio justo e dissemina conhecimento sobre o setor.

Jasson Gonçalves da Silva


Lixas, martelos, cola, madeira, cortes, colagens são algumas das ferramentas utilizadas por Jasson. Seu trabalho demonstra sua conexão profunda com a cultura popular da região.

Mostrar contatos

AbrirFechar

Os contatos devem ser feitos preferencialmente via Whatsapp.

Belo Monte – AL

A Artesol não intermedeia relações estabelecidas por meio desta plataforma, sendo de exclusiva responsabilidade dos envolvidos o atendimento da legislação aplicácel à defesa do consumidor.

Sobre as criações

Foto de divulgação Artesol

Lixas, martelos, cola, madeira, cortes e colagens são algumas das ferramentas utilizadas por Jasson. Seu trabalho demonstra sua conexão profunda com a cultura popular da região. O encontro com seu próprio universo imaginativo e criativo tem originado figuras e cadeiras que mesclam animais, seres míticos, pessoas e outros elementos simbólicos. Para a produção das peças, Jasson não se limita ao uso da madeira, trazendo também para o universo de sua arte, a cerâmica industrial, entre outros materiais descartados.

Sobre quem cria

Crédito da foto: Artur André Lins

Jasson Gonçalves da Silva tem despontado recentemente como artista, já com mais de 60 anos, por seu trabalho lúdico e cheio de originalidade. Inicialmente, Jasson trabalhava com gesso e cerâmica e mais tarde começou a inserir também a madeira, esculpindo santos e carrancas. Hoje, o objeto que mais chama atenção são as cadeiras que cria, a partir de diferentes materiais, todas marcadas pela presença de diferentes brasilidades.

O contato com a Galeria Karandash, foi importante para seu crescimento enquanto artista. Sua trajetória encontra-se ainda no começo, havendo muitas surpresas e possibilidades a serem experimentadas por Jasson.

Sobre o território

Belo Monte está situado no Sertão do Baixo Rio São Francisco, em Alagoas. O nome de Belo Monte foi dado, segundo contam, por D. Pedro II, quando passou pela região, navegando pelo Velho Chico.

As principais festas que acontecem na cidade são a de Bom Jesus dos Navegantes e da Padroeira Nossa Senhora do Bom Conselho, comemorada todos os anos dia 2 de fevereiro.

Membros relacionados