A Rede Nacional do Artesanato Cultural Brasileiro é uma iniciativa da Artesol, organização sem fins lucrativos brasileira, fundada em 1998 pela antropóloga Ruth Cardoso. Seu objetivo principal é promover a salvaguarda do artesanato de tradição cultural no Brasil. Por meio de diversas iniciativas, a Artesol apoia artesãos em todo o país, revitaliza técnicas tradicionais, oferece capacitação, promove o comércio justo e dissemina conhecimento sobre o setor.

Associação dos Artesãos de Massaranduba – Artmar


Entrelaçar a palha da carnaúba, palmeira encontrada em algumas regiões do Brasil, é uma prática herdada, em Massaranduba, da etnia indígena Potiguara. Do trançado da palha se faz cestos, caixas, bolsas, chapéus, entre outros utensílios domésticos.

Mostrar contatos

AbrirFechar

Os contatos devem ser feitos preferencialmente via Whatsapp.

Rua Nossa Senhora Aparecida, s/n, Maçaranduba, CEP 5929 2646, São Gonçalo do Amarante – RN

A Artesol não intermedeia relações estabelecidas por meio desta plataforma, sendo de exclusiva responsabilidade dos envolvidos o atendimento da legislação aplicável à defesa do consumidor.

Sobre as criações

Entrelaçar a palha da carnaúba, palmeira encontrada em algumas regiões do Brasil, é uma prática herdada, em Massaranduba, da etnia indígena Potiguara que habitava toda a costa da Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Maranhão. Do trançado da palha se faz cestos, caixas, bolsas, chapéus, entre outros utensílios domésticos.

Artmar / Crédito das fotos: Helena

Sobre quem cria

Antes do trabalho realizado pela Artesol, em 2004, em parceria com o SEBRAE, as artesãs produziam bonecas e comercializavam peças de bordado e crochê. A partir de algumas atividades de formação foi possível revitalizar o saber-fazer do trançado de palha. Hoje, cerca de 15 artesãs trabalham na associação, cuja fundação foi fundamental para o processo de comercialização dos produtos. Com uma porcentagem do dinheiro das vendas, as artesãs conseguiram comprar um terreno, onde se encontram para trançar juntas.

A palha da carnaúba é comprada dos municípios vizinhos de Açu e Ceará-Mirim. O Ministério do Meio Ambiente vem acompanhando a Artmar no processo de manejo da matéria-prima a fim de certificar que sua cadeia é sustentável. Considerada pelas comunidades a “árvore da vida”, a carnaúba é usada de diferentes formas, desde as suas raízes que possuem propriedades medicinais, os seus frutos que são ricos em nutrientes, a cera das folhas jovens vira cera, verniz, cosmético, entre outras coisas, e a fibra da palha é usada na produção artesanal. 

Artmar / Crédito das fotos: Helena

Sobre o território

O povoado de Massaranduba pertence ao município de São Gonçalo do Amarante, na microrregião de Grande Natal, Rio Grande do Norte. Massaranduba possui cerca de dois mil habitantes e se encontra às margens da BR 406, ligando os municípios de Natal e Ceará-Mirim. É também a principal porta de entrada para o estado, uma vez que abriga o Aeroporto Internacional Governador Aluísio Alves, inaugurado em maio de 2014.

São Gonçalo do Amarante é o segundo município mais antigo do Rio Grande do Norte e é marcado por histórias de lutas e mortes, desde a época da invasão dos holandeses. O município, que reúne 52 distritos, conta com mais de  40 padroeiros, o que faz com que a região tenha comemorações religiosas ao longo de todo o ano. Em 1989, foi concedido pela Santa Sé a Beatificação dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, mortos pelos holandeses em 1645, em resistência à imposição militar, cultural e religiosa protestante calvinista.

Membros relacionados