Mostrar contatos
AbrirFechar
Os contatos devem ser feitos preferencialmente via Whatsapp.
A Artesol não intermedeia relações estabelecidas por meio desta plataforma, sendo de exclusiva responsabilidade dos envolvidos o atendimento da legislação aplicável à defesa do consumidor.
Sobre as criações
A Associação dos Artesãos de Jequié é formalizada desde 1996 e funcionou por muitos anos como um grupo de trabalho com artesanato muito diversificado, tendo sede própria com espaço de produção e comercialização no centro da cidade com apoio da prefeitura local. Mas foi apenas em 2005 que o grupo, passando por um processo contínuo de capacitação, deu início à marca Tacos e Linhas. Com o apoio de parceiros, o coletivo de 10 pessoas passou a produzir coleções conjuntas, que enaltecem as características da natureza local.
São jogos americanos, aventais, mobiles, bolsas e todo tipo de peças feitas em tecidos de algodão, mas o destaque vai para os cactos e cajus em retalhos, montados em cascas de cocos e madeiras, adornados com cipós e outras matérias-primas naturais encontradas na região.
Em um processo minucioso, costuram, colam, fazem fuxico, bordam e realizam uma verdadeira fusão de materiais, com a finalidade de representar sua flora e falar da riqueza da natureza.
Orgulhosas, falam do grupo que compõe a Tacos e Linhas como um coletivo organizado, de apoio mútuo, que participa de feiras nacionais e regionais, sempre agradando a quem conhece seus produtos.
Sobre quem cria
A Associação dos Artesãos de Jequié, a mais antiga da cidade, é composta por 22 artesãos, sendo 02 homens e 20 mulheres. Já o Coletivo Tacos e Linhas é formado pela união de 10 mulheres, que produzem algumas peças artesanais individualmente, mas que se reúnem para confeccionar coleções únicas e exclusivas do coletivo.
Todas as participantes sabem fazer todas as etapas de trabalho, de bordado, costura e montagem, e fazem questão de garantir o processo de ensino e aprendizado entre elas para que o coletivo sempre se aprimore e garanta a qualidade de seus produtos.
“Juntas vamos mais longe” afirma Jocimara de Macedo Pereira.
Sobre o território
Jequié, no interior da Bahia, é uma cidade média do polo sudeste, território médio do Rio das Contas. Tem uma população de aproximadamente 160 mil pessoas e um forte parque industrial de gêneros alimentícios, plásticos e sapatos.
O município se formou a partir de uma feira que atraía comerciantes da região no século XIX, e é até hoje uma cidade proeminente, pois centraliza o comércio e a mobilidade de diversas pequenas cidades ao redor.
É conhecida pelos casarões históricos e pelas belas cachoeiras. Tem uma vegetação rica e diversificada pois está em uma zona de transição entre a caatinga e a mata. Também é conhecida como “cidade Sol”, pois é cercada de montanhas e faz calor o ano todo.